#2 Crónicas da Amamentação

Os dias passam a correr e tão devagar! Sinto que não tenho tempo 'para nada'. 
Às vezes ponho-me a pensar como é que é possível, sou só eu e ela em casa... e não consigo preparar o jantar, pôr roupa a lavar ou a secar ou mesmo parar para lanchar ou beber água. Fico à espera que alguém chegue a casa para poder ir fazer xixi! eheh
E por outro lado, estou tanto tempo com ela ao colo que tenho tanto tempo para pensar, e a cabeça dá a-volta-ao-mundo em 30 segundos, é aqui que o tempo não passa! Tenho ideias, penso em projectos, quer sair e fazer 'coisas', mas não dá!

Depois percebo, é isto a que chamam 'amamentar em livre demanda'.
A Maria come quando quer... e ela tem querido sempre de 2 em 2 horas (na loucura aguenta 3), depois é uma questão de mudar a fralda e adormece-la. Sempre no meu colo! 
Ela tem um berço lindo: com lençóis fresquinhos e mantas fofinhas... mas não! Prefere dormir toda torta no meu colo, vai se roçando até ficar bem encaixadinha no quentinho. 
Todos os sonos de dia são no meu colo. Em contrapartida, tenho as noites para descansar... porque à noite só quer berço!

Tenho uma estratégia para que a noite passe rápido e sem choros... Tenho um 'kit noturno' como chamo: fralda, creme, toalhitas, fralda de pano, muda de roupa, almofada de amamentação e luz de presença (mínima). De noite só a tiro do berço, come, ponho a arrotar e mudo a fralda, tudo na minha cama e quase às escuras. Se tiver cocó mudo a fralda, se for só xixi, siga para mais 3 horas! (ahah) Depois volta para o berço sem chorar... 

As mamas já não doem, ela mama super rápido, e eu nunca tenho pressa nesses momentos! Ela fica, adormece, acorda, chucha, adormece, acorda...sei lá!

Quando fomos à primeira consulta do pediatra, ele sugeriu que comprasse uma bomba para extrair mais leite e estimular a produção! E também para congelar, para que alguém possa dar quando eu não estiver.
Comprei uma bomba bem fixe, tentei 1, tentei 2, tentei 3.. e das 3 ou 4 vezes que congelei, penso que juntando tudo não dava para encher um biberão (ahah). Aí decidi não retirar mais, era muito stress, mais tempo perdido e era muito difícil com ela ao colo.... O que eu tenho, é o que ela vai comer! [Mas não desisti da bomba ainda...]

Há mulheres que têm imensa quantidade de leite, e há outras que nem tanto, é uma questão de biologia. Mas não significa que o meu fosse insuficiente... pode é justificar a necessidade de ela ter que ir à mama de 2 em 2 horas! [depois faço um post das estratégias nutricionais para aumentar a produção e a qualidade do leite].

Enfim, começaram então as minhas dúvidas, será que ela está a aumentar peso ou não? Será que o meu leite é suficiente? Se ela pede tanto, será que é pouco?... 
Um dia decidi ir comprar uma lata de leite artificial, noutro dia, comprei um biberão! Em nenhum dia dei... mas tenho-os em casa!
Até que decidi ir pesá-la para tirar as minhas dúvidas: e ela em 15 dias tinha aumentado 900g.
Bem, podia ser erro da balança, com taras diferentes... mas para mim foi uma injeção de confiança! Está tudo a correr bem, ela apenas é uma bebé que precisa de colo e eu por não ter em 'abundância' tenho que estar disponível para ela!! 
Enquanto conseguir amamentar, vou fazê-lo! Quando achar que não... tenho o meu plano b! 

Enfim... voltando ao início do post. Não tenho tempo para nada: é mentira!
Posto isto percebi, que estou a fazer o melhor e mais importante que podia fazer neste momento da minha vida. Ficar com ela e para ela!
(e olhem que para mim é complicado, sou hiperactiva, detesto pasmaceira, não gosto de dias-em-casa)
Mas sem dúvida que esta é das fases mais importantes na vida de uma mulher!
Li isto num livro, e fez todo o sentido: todas as mulheres nos primeiros meses de vida do bebé (quer amamentem ou não) deviam poder ser alimentadas, amadas e acarinhadas pelos outros, ter acesso a comida saudável e saborosa, água, roupa lavada e casa arrumada... para que possam desempenhar apenas a função mais importante (e dura) da sua vida naquele momento: cuidar do seu bebé!!

Por aí, com vocês foi igual?! 


(levei 3 dias para acabar este post)




1 comentário

Ideias dietéticas ...

Back to Top