Ambiente obesogénico

Olá Olá,

Hoje de manhã quando lia o diário de notícias deparei-me com uma publicidade que era qualquer coisa como: "Se o seu filho teve más notas, compre muitos donuts, leve-os para casa, e coma-os à frente dele ... é o melhor castigo" (não era bem assim ... mas a mensagem era esta)! Bem a verdade é que a publicidade funciona, senão não lembrava dela, mas isto é mesmo um exemplo perfeito do que é o nosso ambiente obesogénico!

Não há nenhuma apresentação que faça que não fale do ambiente obesogénico, em parte porque explica muita coisa: não é à toa que temos uma prevalência de excesso de peso em Portugal de cerca de 60% ... 60% significa que é mais de metade da população, ou seja, qualquer dia é mais normal ser gordinho do que ter peso normal!; por outro lado para nos "desculpabilizar", afinal não é assim tão fácil não fazer asneiras!

Mas a verdade, verdadinha é que alguma coisa tem que ser feita!

Bem, voltando ao tema:

Ambiente obesogénico = ambiente propício à obesidade.... Por exemplo:

- Chegamos ao madeira shopping e temos: escadas rolantes que nos transportam, elevadores que basta carregar no botão e até portas que abrem sozinhas (quer dizer ... nem nos precisamos mexer = diminuição dramática do gasto energético);

- Sempre que combinamos com os amigos é para ir jantar, ou almoçar ou lanchar ... ah e mesmo que seja para fazer uma levada, temos uma mochila cheia de comida às costas! ( = comida em todo o lado)

- As nossas mãezinhas hoje trabalham, não têm tempo nem paxorra para fazer as comidinhas saudáveis (então se uma lasanha do pingo doce é tão baratinha e saborosa!)

- Comer um bolo é mais barato que comer uma sandes! (É claro que se o rapaz só tem 1 euro vai comer um bolo!)

- Os legumes estão pela hora da morte .. então agora com esta subida do Iva ... !

Ahhhh ... e no meio "disto tudo" ainda temos uma sociedade exigente que nos "obriga" a ser magrinhos e bem apresentados!

Ok, percebem?! Abesogénico é o que se passa à nossa volta ....

Solução:

Criar os nossos micro ambientes leptogénicos em casa!


PS * Na ExpoSaude no fim de semana depois da Páscoa, o Plano D vai estar a oferecer t-shirts Keep Calm =))) Apareçam!

2 comentários

  1. Concordo plenamente com as suas observações, é mais barato comer "comida de plástico", do que comida saudável...ExpoSaúde???Lá estarei, quero uma camisola "pequenina" :) :)
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Ahaha passa lá ... estão bem giras as T-shirts :D

    ResponderEliminar

Ideias dietéticas ...

Back to Top