Pele de Verão ... dicas!

Existem três factores que já me fizeram perceber que o Verão já chegou .. e em força: 

Este calor endiabrado … que não dá jeito nem para trabalhar nem para dormir!!

O número de pessoas que vejo com escaldõesss na pele! Uaiiii


Os mosquitos!!! 




Mas o que quero mesmo falar é no nº 2 .. da pele! (Mosquitos me aguardem .. ficam para outro post seus pestes!!! )


Ponha o dedo no ar quem não gosta de um belo bronze?! Mas minha gente, não é necessário ser a todo o custo ... até porque hoje em dia sabe-se que:

- apanhar constantemente e excessivamente sol = envelhecimento precoce (ninguém quer isto..!)
- as peles mais claras e pessoas de olhos claros devem ter cuidados redobrados (que é o meu caso, sou tão branca que desafio a branca-de-neve, e na praia pareço uma lula que deu a costa ... blaahh)
- Raios UV promovem alterações graves de pele, nos piores casos: cancro (e pelo que se vê a prevalência é bem elevada em Portugal... )
- é importante usar protector solar (externo) + nutrientes protectores (interno, pois estamos a fortalecer o sistema de defesa das células, contra os radicais livres (RL) gerados pelo sol e pelas inflamações cutâneas) 


Então aqui vão as regras base de nutrição para a nossa pele: vitaminas, minerais, antioxidantes, águaaaaa, exercício e sonoo!! Boa???

Alimentos para a "coisa" correr bem:

Cenoura, goiaba, beterraba, tomate, laranja, frutos vermelhos (e outros alimentos laranjas e vermelhos): fontes de beta-caroteno e licopeno, percursor da vitamina A, a vitamina que impede os danos dos RL gerados pela exposição ao sol e fontes para produção de melanina = conferir coloração à pele, prevenir o aparecimento de acne e .... txatxatxatxaannn: prolongar o bronzeado! 



Sementes de linhaça e de chia, e peixes: os ácidos gordos essenciais, como é o caso do omega 3, promovem a hidratação da pele e reduzem assim as linhas de expressão. 

Espinafres, couves, brócolos e outros vegetais de folha verde escura: ricos em ácido fólico, previnem o envelhecimento. 

Citrinos:  vitamina C, tão bem conhecida pelo potencial antioxidante que ajuda a manter intacto o colagénio celular, proteína que impede a flacidez da pele.
Chás verde, preto, branco, oolong (todos camellia sinensis): são ricos em EGCG (epigalocatequina galato), uma substancia super-super-super antioxidante, que se pensa combater o cancro. Deveriamos beber entre 3 a 5 chávenas destes chás por dia. E nesta altura ficam muito bem .. frios e com gelo! :D 








Hoje em dia existem montanhas de suplementos para prolongar o bronzeado e fornecer à pele maiores capacidades nutricionais para se protegerem do sol ... e eu aconselho-os! 
Desde as vitaminas C e E, os beta-carotenos e outros flavonóides, o selénio e o zinco .. e o óleo de onagra (rico em vitamina E) ... Desde que tomados segundo as recomendações da embalagem ou de um profissional de saúde! 




And last, but not least ... aqui vão umas receitazinhas de sumos para fazer de manhã ou a qualquer hora do dia ... para ficarmos bem protegidinhos e mais moreninhos: 

Sumo de Verão 1 


 - 1/2 papaia 

 - 1 cenoura pequena 
 - 1 goiaba madura 
 - 1/2 beterraba média
 - 1 limão (o sumo)
 - água q.b.

Juntar tudo a num liquidificador, ou mycook ou bymbi ou whatever :D e voilá ... 

É uma receita cheia de vitamina C e beta-carotenos!

Podemos também adicionar gelo ... porque assim ainda gastamos mais umas caloriazinhas! 



Sumo de Verão 2 


1/2  cenoura  pequena   
1/2  papaia   

1/2 limão (o sumo)
- 1  c.de sobremesa de  sementes  de  linhaça  ou de chia 
1  c.de  sobremesa  de  gérmen  de  trigo  
1  c.de sobremesa  de  farelo  de  aveia 

- água q.b.

Este sumo tem ação contra os maléficos RL, protegem do sol e previnem o envelhecimento. O germen de trigo está aqui porque é riquissimo em vitamina E e as sementes pelo omega 3! 

Eu acabei de fazer este: 

Sumo de Verão 3

 - 1/2 beterraba
 - 1 cenoura
 - sumo de 1 laranja 


Passar a beterraba e a cenoura pela liquidificadora e adicionar ao sumo de laranja ...

Usei 400ml de água e um pouco de adoçante (para o Pedro conseguir beber...) e gelo (para ficar mais refrescante)... 

e ficou delicioso... =)


                        Desculpem a foto .. foi do telémovel ... 




Este aqui é mesmo para ficarmos pretossss ... e prolongar o bronzeado! (... que eu ainda não tenho, nem vou ter este fim de semana.. o Zé ta ranhoso! **) 




Bom fim de semana de verãoo .... 

1 comentário

Ideias dietéticas ...

Back to Top