A doença celíaca ...


E doença celíaca, já ouviram falar?! 

Actualmente tenho alguns doentes celíacos em consulta ... e achei por bem vos dar a conhecer mais um pouco da doença ... e de como as pessoas podem viver muito bem com ela (ao contrário do que se pensa ...). 

Em Portugal cerca de 1 a 3% da população é celíaca, no entanto, pensa-se que apenas uma parte está diagnosticada, cerca de 10.000 ... quando na realidade serão uns 70.000 a 100.000 celiacos por diagnosticar em Portugal. 

Ouu sejaa ... todos nós devemos conhecer um doente celíaco pelo menos (mesmo sem o saber...)

A doença caracteriza-se por um dano no aparelho digestivo e que interfere com a absorção dos nutrientes. Quando estes doentes ingerem alimentos com glúten (uma proteína presente em alguns cereais como:  o trigo, o centeio, a aveia e a cevada) ... o sistema imunológico responde danificando as vilosidades intestinais.
É uma doença genética, mantém-se por toda a vida, e por vezes torna-se activa pela primeira vez após um acontecimento como: cirurgia, infecção viral, stress emocional, gravidez ou parto! 

Resumindo, estes doentes não podem ingerir alimentos tão comuns como: pão, bolos e bolachas, massas, iogurtes com cereais, panados, delícias do mar, pizzas, lasanhas e canelones... e por aí além! ...
Já pensaram se isto de um dia para o outro vos acontecia ... e que seria para o resto da vida?! ...

(se quiserem conhecer uma realidade vão ao seguinte post: #5 Caso clínico de um doente celíaco) 

No Plano D existem umas prateleirazinhas dedicadas a este tipo de alimentação ... só para a vida dos celíacos não ficar tão chatinha! :D 





1 - Madalenas com recheios simpáticos
2 - Vários cereais de pequeno-almoço, opções para adultos e crianças
3 - farinha sem glúten, para quem quiser fazer um bolinho ou pãezinhos ou broazinhas em casa. Ou então para quem prefirir, pão e bolachas já elaborados e embalados, prontos a consumir. 







Tostas, galetes, bolachas maria e waffers sem glúten



Massinhas sem glúten, com várias formas e formatos. 


Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top