Top 5: Erros frequentes!

Muitas vezes chegam pacientes à minha consulta que estão há algum tempo a "tentar perder peso" e não conseguem, e nem percebem porquê! Muitas vezes somos descaradamente enganados, por marketing, publicidades e conversas de café!

Então aqui fica o meu Top 5:

1. Achar que os produtos integrais não engordam. 

Não há dúvidas que pão, arroz e massa integrais "podem" ser melhores, mas há muito processamento alimentar nestes integrais, por exemplo, algumas bolachas integrais estão cheias de açúcar e de gorduras hidrogenadas (que são muito más); muitas vezes os pães, mesmo de padarias, são "integrais", mas levam apenas cerca de 30% de farinha integral, ou farelo de trigo, o 70% ou 80% é farinha refinada. Estes são só uns exemplos. 

2. Fazer uma semana perfeita, e estragar tudo ao fim de semana!

Ah pois é, isto de ao fim de semana podermos fazer "asneiras", ou termos um dia de "asneira", pode estragar todo o bom trabalho dos 5 dias úteis da semana! Não vale a pena, devemos manter o foco, e o fim de semana também faz parte da "nossa saúde"! (É chato, eu sei!)

3. Beber sumos de fruta sem adição de açúcar 

Um sumo de laranja, para encher o copo, pode levar 3 a 4 laranjas. Há uma remoção da fibra, e ingerimos apenas este "caldo açucarado". Resumindo: uma bomba de frutose (o que induz um grande aumento da insulina). 

4. Comer barras de cereais "de supermercado" aos lanches

Estas barras, além de não matarem a fome, são puramente glícidos simples e gorduras saturadas, mais uma vez, disparam a insulina. 

5. Comer sobremesas, iogurtes, gelatinas light

Há muitos alimentos que apelam ao "light" e são super "saborosos", cheios de farinhas, chocolates, cremes... ou iogurtes e gelatinas light! É verdade, não contém açúcares, mas se utilizarmos o nosso "pensamento crítico": têm que ter "alguma coisa" para serem saborosos?! Pois é, adoçantes, que muitas vezes são péssimos para a saúde (e parece que engordam na mesma). 

Uma dica, tentei apenas comprar alimentos que vocês conheçam todos os ingredientes da listagem no rótulo! Se não conhecem, nem conseguem ler, não comprem! 


2 comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top