E que tal atravessar um deserto a correr?

A Ana "procurou-me" há cerca de um ano! Procurou-me mais para uma inspiração nutricional e orientação do que para um "acompanhamento" como os que eu estava habituada.
Começou por me explicar o que é que pretendia de mim...e rapidamente compreendi que tinha entre mãos, digamos um  "super desafio em nutrição desportiva", talvez o maior que  alguma vez tinha tido até então!

Mas como também sou mulher de desafios, rapidamente me identifiquei com a Ana e passo-vos a explicar a "sua aventura".

A Ana vai participar (esta próxima semana) na "Marathon des Sables" que consiste basicamente em percorrer uma distância de 250km:

- durante 7 dias, o equivalente a cerca de 1 maratona por dia!
- em regime de auto-suficiência alimentar, onde nos postos de abastecimento apenas terá água e pedras de sal (tudo o resto deverá ser transportado pelos participantes)
- onde têm que transportar todo o equipamento e alimentos obrigatórios em prova, durante os 7 dias.

!! Sim, leram bem !!

Ou seja para mim o desafio foi o de:

- Garantir que a comida que a Ana transporta é "leve" de peso, ou seja a comida deve ter embalagens leves e práticas [porque quanto menos carregar melhor]
- Garantir que perfaz cerca de 2000Kcal por dia [o obrigatório pelo regulamento da competição.... importa dizer que sinais de desnutrição podem levar a penalizações de tempo]
- Garantir que são alimentos pouco perecíveis, ou seja, que não estraguem!! A Ana vai atravessar o deserto, que é quente e húmido durante o dia e frio durante a noite. Já imaginaram se a Ana levasse bananas, o que lhes aconteceria?!
- Garantir que a Ana terá algum prazer naquilo que irá comer [até porque atravessar o deserto, sozinha, não é para qualquer um, mais vale ter alguma comida de conforto!]
...
Ahhhh ... e já vos disse que a Ana é vegetariana?! E que todas as escolhas alimentares foram isentas de "químicos", ou seja, não há cá proteínas Whey, nem dextroses, nem nadaSão só alimentos "naturais" e de preferência biológicos!

Parece-vos fácil?! Pois. Não foi! Mas foi muito giro, e confesso que foi um prazer imenso conhecê-la e acompanhá-la. Para mim a Ana Umbelino é uma inspiração, e como é obvio vou fazer questão de acompanhar toda a sua prova na próxima semana [Depois publico o link para quem a quiser acompanhar também].
Aprendi imenso com a Ana! Foi um orgulho!

E depois de várias 'voltas' lá definimos o nosso plano alimentar, e a Ana empacotou toda a comida.
Deixo-vos aqui com algumas imagens da prova ... que visualmente descrevem bem o desafio!






E estas foram as provas das nossas consultas bem divertidas.


Testes de geis vegetarianos, barras cruas de tâmaras e frutos secos, e frutos secos liofilizados. 




Vamos usar algumas proteínas, tais como as de ervilha e de cânhamo. E a Ana irá levá-las em monodoses. 








Este é o aspecto de uma massa liofilizada, é apenas necessário misturar com água e esperar uns minutos até hidratar, et voilá! O aspecto é pior que o sabor! 

Para mais informações da prova: http://www.marathondessables.com/fr/


Na entrevista da sexta passada, que logo que tenha o video passo! :)
Se quiserem mais informações da prova ou da Ana Umbelino, podem me pedir que transmito com muito gosto * 



Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top