Obstipação #6 Chamadas de atenção

Infelizmente um problema que afeta muitos... mas que é tão importante que se fale! O não-tratamento da obstipação pode levar a sérios problemas. 
Estes problemas na maior parte dos casos estão associadas a uma dieta e estilo de vida desadequados. Para solucionar rapidamente o problema, muitas pessoas recorrem ao uso de "laxantes de contacto"! Mas sugiro que antes de recorrer a medidas drásticas, que não trazem resultados definitivos [e ainda podem alterar a flora e a permeabilidade intestinal]... pensem nestas #6 chamas de atenção! 


#1 - Cumprir a regra da água-fibra-exercício

Não vale e pena fazer exercício, e não beber água, nem ter cuidado com a alimentação. Os três devem funcionar em simultâneo. 1,5 a 2 litros de água, as 25g de fibra e o exercício físico regular. 

#2 - Avaliar os sintomas

Se além da obstipação, sente flatulência (gases), constantes enfartamentos, distensão abdominal, dor abdominal, é importante compreender a base da alimentação. Muitas vezes somos intolerantes a determinadas proteínas e açúcares, como a proteína do leite, a lactose, o glúten, às sementes, etc, etc, que podem provocar esses sintomas. E o acumular de sintomas poderá querer dizer que está com uma disbiose intestinal (resumindo, uma alteração da flora intestinal), e esta deverá ser tratada.

#3 - A primeira refeição do dia

Esta dica, vem da minha prática clínica. Por vezes juntar uma simples água com limão e chia pode ser suficiente; outras fazer um sumo verde ao pequeno-almoço, carregado de vegetais e de sementes também pode funcionar! Vejam o que funciona convosco e insistam e persistam, fazer a mudança em apenas um dia não funciona! 

#4 - Cuidado com o défice de gordura 

A gordura tem um efeito lubrificante das paredes intestinais, e por vezes, há alguma restrição nas dietas. É importante utilizar o azeite, os frutos secos, sementes, óleo de côco, e outros alimentos gordos, como abacate. 

#5 - Lacticínios

Experimentem retirar os lacticínios por um período de tempo. Não é apenas tirar o leite, mas sim, leite, queijos, iogurtes, etc, etc. Esta dica também vem da prática clínica, e costuma funcionar. ;)

#6 - Suplementar (com terapeutica nutricional)

Se necessário podemos suplementar a dieta com fibra solúvel e insolúvel (é importante avaliar caso a caso a necessidade). Farelo de aveia, farelo de trigo, psyllium, sementes de linhaça moída ...e também um esquema de suplementação com probióticos pode ser vantajoso. Mas a suplementação deverá ser orientada. 

#7 - Stress, rotina, hormonas

Tem dormido bem? Tem estado sob bastante stress? Está com alguma alteração hormonal? Está a fazer alguma medicação? Estas respostas também podem ditar o seu funcionamento intestinal! 



Receita de gel de linhaça

5 c.sopa de sementes de linhaça 
500ml de água

Colocar a mistura num jarro de vidro tapado, e deixar no frigorífico durante a noite para hidratar 
No manhã seguinte, passe tudo pelo liquidificador. Dependendo da capacidade de absorção da linhaça, pode obter um gel muito compacto e sólido, neste caso adicione mais água. 
Adicione uma colher de sopa aos sumos, sopas ou outras preparações. 
[aguenta no frigorifico cerca de uma semana ou pode congelar em cubos de gelo para monodoses]. 

O facto de prepararmos este gel, e não ingerirmos a linhaça na forma pura, é porque ao gelificar, as sementes libertam as lignanas (que são fitoestrogénios) e melhoram na saciedade, e claro têm maior efeito laxante. 

O que acham?! 







Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top