Então, também nas escolhas dos produtos 'químicos' o que fiz foi estudar um pouco as ofertas no mercado, e organizar-me numa 'rotina de compra'. Aos poucos, a redução dos químicos começou 'a fazer parte'! Não foi muito difícil, faço alergia a-tudo-e-mais-alguma-coisa... então desde pequenina que a minha mãe tinha imensos cuidados com o que me colocava na pele - Ou melhor, não colocava nada!! haha😆
Mas (continuando) gostaria de vos dizer duas coisas:
#1 Podem haver outras tantas marcas/produtos que se adequam na perfeição (como é óbvio);
#2 E que ainda uso imensos produtos químicos.. mais do que queria.
Na cozinha e lavandaria:
Apenas usamos embalagens de vidro, ainda temos alguns tupperwares, e outros plásticos - mas quando precisamos renovar, já vamos pelo vidro, sempre!
Usamos um detergente para a loiça biológico e ecológico, quer de lavagem à mão, quer na máquina.
Na lavandaria é igual, detergente e amaciador eco e bio.
( E por falar em roupa, também gostamos de comprar roupa de algodão biológico - e cada vez mais marcas aderem: Zara, H&M, etc - por uma questão de sustentabilidade, e pegada ecológica)
Na casa de banho/cosmética:
Aqui penso que foi onde houve maior diferença, mudamos tanta coisa: pasta de dentes, desodorizantes, shampoos, gel de duche, hidratante corporal - para nós e para os miúdos.
Gosto muito do cheirinho da marca Logona para miúdos (a imagem/design do produto fica 'aquém') mas gosto muito do produto. Uso o shampoo Logona e o amaciador da Dr. Organics de côco. Temos todos 'caracois' lá por casa, o amaciador é uma presença obrigatória!
No corpo o unico hidratante que uso é óleo de côco biológico. Simples!
Desodorizante costumamos usar da Dr. Organics também, o preço é bom (porque há uns muito caros) e o cheiro também.
Nas pastas de dentes, vamos variando as marcas... já experimentamos várias, e eles escolhem pelo sabor!
Também no Verão costumamos usar sempre protectores solares biológicos com os miúdos.
Na maquilhagem:
Aqui há muita coisa que 'mexe comigo'. Porque por um lado adoro ter várias cores e tons de batons, blushes, lápis de olhos, rimel, etc. (sou daquelas que se perde em lojas de make-up). Não gosto de exageros, mas gosto, e não vou deixar de usar 😳
Já encontrei bases e bb creams que gosto muito e são biológicas. Também já tenho um batom, e sei que existem muitas marcas de sombras e blushes mas ainda não os comprei.
Apostei primeiro no que toca diretamente na pele: desmaquilhantes e bases! 💋
Nas unhas e cabelo:
Pois é, ficar gira, por vezes, envolve muitos químicos. Faço as unhas com a minha colega Sandra no Plano D... como ela sabe que sou 'assim': mais preocupada com químicos ... ela fez questão de arranjar uma solução mais eficaz: usa gerniz gel orgânico - uma marca de verniz que não contém químicos nem ingredientes que noutros produtos selam e alteram o equilíbrio natural da unha. E antes de colocar a mão no 'forno'... a Sandra aplica a todas as clientes um protector solar biológico!!! 😻
No cabelo, também em conversação com a minha cabeleireira, conseguimos arranjar uma solução de tintas sem amoníaco. Existem cada vez mais opções também nesta linha de cabelo (que é um 'mundo!')
Enfim ... como podem ver, temos soluções para tudo se estivermos atentos... Mas dou-vos 3 dicas essenciais:
✅Procurar o nosso ponto de equilíbrio: Variar o veneno, não usar sempre o mesmo.
✅Procurar soluções eficazes: marcas de confiança, falar com as esteticistas e cabeleireiras, por exemplo.
✅ MUITO IMPORTANTE: usar as técnicas de eliminação de metais pesados: a clorela (que pode ser em sumos ou toma de comprimidos); os coentros (em infusão ou directamente na comida); e claro... muitos frutos e legumes - preferindo sempreeee biológicos🍓🍒🍏
PS * Desculpem a qualidade das fotos, não consegui melhor! 😬
E vocês? Tentam reduzir os químicos?!
Beijinhos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminar