Porque é que estou sempre com fome??

Pois é! Nestes dias todo o tempo livre tem sido para estudar … quinta-feira aproxima-se (errr..)!

Aspecto positivo: conhecer melhor o meu sótao (espaço improvisado para estudo, longe das gargalhadas do Zé (in/felizmente)! E quinta-feira (a bem ou a mal... sim porque eu li que a escala de avaliação é de 10 a 20 valores ...) sou Mestre!

Aspecto negativo: tive um domingo de treta fechada em casa, tenho uma ansiedade instalada que não me deixa dormir bem! (lol) .. enfim ...

Maassssss …. isto de estar entre folhas de artigos cientificos, computador e cházinho … está-me a dar fomeeee! E foi aí que me lembrei de publicar um artigo sobre a tão “inimiga” FOME!!


Ora vamos lá perceber isto…

Existem várias razões para a fome “constante”:


1ª Porque não comemos bem!!! (muito comum)

2º Porque estamos aborrecidos (penso que é a minha!)

3º Porque temos feito muito exercício! (e neste caso, ainda bem!)

4º Porque comemos alimentos com alto valor glicémico! (parecido a comer mal!)

5º E .. porque temos sono! (também pode ser a minha!)


Não comer bem, não significa não ter ingerido calorias!! Muitas vezes ingerimos “calorias vazias” ou seja, dão-nos energia mas poucos nutrientes (por exemplo: sumos, refrigerantes, bolos, fritos). O corpo apenas recebe a energia e sente falta do resto: vitaminas, minerais, proteinas …

Solução: olhar para a comida com "olhos de ver", será que ela vai ter alguma função?


Estar aborrecido, ansioso, stressado! Naqueles dias que "bom bom" era ir passear, viajar, abraços e beijinhos ... enfim :D ... mas como não é possível, vai lá mais uma "bolinha" de berlim, um chocolatinho ou umas batatinhas-fritas!

Solução: Antes de fazer a asneira, expire e inspire 10 vezes (ahaha)… funcionaaa, se não tivermos fome a sério, a “coisa” passa! Ou …ataque as proteinas e os hidratos de carbono complexos!!


Ir ao ginásio … pronto: aqui sim vale a pena ter fome!

Solução: Bem… lá porque fizemos 2 aulas de spinning seguidas não significa que possamos comer TUDO. Comer pouco, frequentemente e bem!


Indice glicémico ?? What?? Bem, isto é a forma como os alimentos afectam o nível de açúcar no sangue. Quanto mais hidratos de carbono simples o alimento tiver, mais aumenta a glicémia … glicémia alta = produção de muita insulina = baixa de açúcar rápida = FOME … tá? Mais ou menos?

Solução: Fácilllll … Nada de cereais refinados e açúcares … e SIM aos integrais, fruta, vegetais e leguminosas! Assim, a glicemia mantém-se constante e a fome desaparece!! :D


SONO … temos mais fome quando dormimos menos porque o metabolismo está mais lento. Durante a noite produzimos hormonas que nos controlam o apetite (a grelina e a leptina) … quando não dormimos o suficiente, ou dormimos mal … elas ficam “descontroladas” e consequentemente o apetite também!

Solução: antes de dormir devemos fazer uma refeição leve, pobre em gordura, para não dificultar a digestão; evitar alimentos e bebidas estimulantes como: chocolate, café, chá preto … e preferir um cházinho relaxante!! Ah .. e por os problemas de parte (já afectam durante o dia, não precisam “chatear” à noite ... "ouviste mestrado?!!")


Uffaaa … isto é que foi conversa! =))

Boas escolhas alimentares!

2 comentários

  1. Que bom saber que existe uma boa razão para todos os meus problemas ralcionais com a comida...e que bom saber que não sou a única...
    Os conselhos aqui deixados são preciosos e de certeza vou voltar aqui para os reler,pois a minha mente parece esquecer mto rápido os bons conselhos!Infelizmente... BOA SORTE!

    ResponderEliminar
  2. Pois é Tânia! Sozinha não está de certeza :D ...
    Obrigada pelo comentário!

    ResponderEliminar

Ideias dietéticas ...

Back to Top