Como organizar um jantar de Natal!

Nestes dias de Natal, muitas vezes nós somos os anfitriões. E como bons anfitriões gostamos de satisfazer os nossos convidados, presenteando refeições bem apresentadas e saborosas. Não são dias para nos ficarmos por um prato principal, preparamos "entradinhas, aperitivos, um sumo, uma bebida alcoólica, um prato principal ou dois, e uma sobremesa, ou duas". Até eu, tendo a profissão que tenho, penso nestes pormenores, e não quero que as pessoas "passem fome" ou se sintam defraudadas pelas escolhas alimentares que temos lá em casa no nosso dia-a-dia. 
Mas ... e quando os nossos convidados têm restrições alimentares por questões de doença, são por exemplo diabéticos?! Doentes cardíacos?! Hipertensos?! Ou mesmo celíacos! 
Este post foi sugerido por uma seguidora do blogue, que vai receber convidados "diabéticos" em casa. E quer ter opções mais saudáveis. 
Então aqui vão as dicas:

Aperitivos: Aperitivos saudáveis e com poucos hidratos. Temos por exemplo os frutos secos, os tremoços e as azeitonas. 

Entrada: Iniciar a refeição com uma sopa leve e saborosa, de preferência sem batata (como sopa de courgette ou creme de coentros)

Prato Principal: Acompanhar a refeição com legumes ou salada, SEMPRE! Estes ajudam a reduzir a absorção intestinal dos macronutrientes, nomeadamente os hidratos de carbono. Ideia: uns legumes salteados, ou uma salada com ervas frescas, ou germinar sementes (depois faço um post sobre isto) e colocá-los como topping dos legumes. 
Separar os "hidratos da proteína". Fazer um arroz de pato ou bacalhau com natas, não ajuda a reduzir a dose dos glúcidos uma vez que para "comer pato temos que comer muito arroz". Usar a batata-doce como acompanhamento também é uma excelente opção, tem um índice glicémico mais baixo que o da "semilha" ou arroz branco. 

Bebidas: Em vez dos sumos, porque não preparar águas aromatizadas. Criar misturas saborosas como: hortelã com ananás, canela com casca de laranja, etc. Assim não consumimos açúcar e é super saboroso na mesma. 
E atenção ao álcool, é "difícil" preparar bebidas alcoólicas saudáveis!

Sobremesas: Esta é a parte mais complicada, eu hoje vou dar um jantar, e vamos fazer fondue de chocolate negro, com frutas variadas. As frutas têm frutose, ou seja, açúcar ... mas são o "do mal o menos". 

Pós-sobremesa: um chá digestivo, saboroso e saudável, para ajudar a digestão.

Outros doces ou snack's: Boas, bolos e biscoitos, são "bombinhas natalícias", feitas com gorduras animais e açúcar e farinha refinada. Podemos fazer estas substituições: 

Farinha refinada POR Farinhas integrais, de aveia, kamut, espelta ou mesmo de amêndoa ou coco (sem HC).
Açúcar POR Açúcar de coco, demerara ou xarope de agave cru. 
Manteiga ou Margarina POR óleo de coco.

Com um jantar como estes, ninguém vai ficar "menos saudável", vocês aproveitam e dormem de consciência tranquila :) 





Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top