Detox!

E este fim de semana temos Workshop Detox no Plano D com as Work&Shop, pelo que pareceu-me bem publicar o artigo que escrevi para o jornal da Madeira a pedido da OrganicA
Aqui vai: 

O que é a dieta Detox?

Ano novo, novas resoluções! Começam os desejos de sermos mais saudáveis e as promessas de fazermos mais exercício e termos mais cuidado com a alimentação! E ainda bem!
Depois dos excessos de Natal, de carnes, pão, doces, álcool, na casa dos pais, avós, tios e primos, vem o enfartamento e o arrependimento! Janeiro é o mês “detox”!
Bem, na prática, o nosso corpo tem capacidade de “desintoxicar” sozinho e diariamente! Para isso temos os rins, o fígado, a pele, o intestino e os pulmões! Na ausência de doença, estes processos ocorrem automaticamente a cada segundo que vivemos, e não precisamos de ajuda externa para que isto aconteça. Na medicina baseada na ciência o termo “detox” é usado em situações graves de intoxicação de substâncias como o álcool, as drogas ou veneno. Já na gíria das comunicações sociais, este termo tem sido utilizado de uma forma mais “colorida”.
A medicina natural, e em especial seguidores da dieta crudívora (vegetarianos que apenas ingerem alimentos crus ou pouco cozinhados), sugerem vários tipos de desintoxicação. Consiste em fazer um, três ou mesmo sete dias, de dieta líquida, com sumos e batidos preparados apenas com frutas e legumes frescos. Existem também outros tipos de dieta detox que já incluem comida sólida, desde que sempre isenta de glúten, lacticínios e carnes durante os dias de dieta.
Estas dietas baseiam-se na premissa de que o nosso corpo “sofre” demasiadas agressões resultantes daquilo que ingerimos, e do ambiente que nos rodeia. A alimentação dos dias de hoje é excessiva em gorduras trans, sal, açúcares refinados, corantes, conservantes, insecticidas, herbicidas e tantos outros pesticidas. O stress, o tabaco, as alterações de sono, a poluição são também fatores que contribuem para esta “intoxicação”. Resumindo, desintoxicar o corpo seria uma forma de melhorar a saúde, dar um boost de energia e fortalecer o sistema imunitário!
Bem, posto isto, no meu ponto de vista, acho que não faz sentido passarmos dias inteiramente a ingerir apenas líquidos, que além de ser “chato”, é desequilibrado nutricionalmente e não ajuda na reaprendizagem alimentar. E como sabem nestas coisas de “dietas”, não há milagres! MAS … faz todo o sentido fazermos refeições 100% saudáveis, e até líquidas! Podemos fazê-las uma vez por dia, por exemplo ao pequeno-almoço ou num lanche. Estes sumos são muito saborosos, são ricos em vitaminas, minerais e fitoquímicos, e podem ser manipulados de várias formas!
Funcionam como “tirar uma carta da manga” quando queremos acelerar a perda de peso. Podem servir também de ativadores da motivação, pela alteração da rotina alimentar. São baixos em calorias, e vão diminuir o aporte calórico diário e assim potenciar a perda de peso!
O meu conselho é: Experimentem!
Então o que podemos incluir nas nossas refeições detox?!
Vegetais de folhas verde escuras, frutas frescas, sementes variadas, frutos secos e chás tipo o verde e o de hibisco. Também podemos incluir alimentos funcionais como: clorela, spirulina, proteína de cânhamo, farinha de banana verde, cacao cru, entre outros. Todos os ingredientes, como em todas as dietas, devem ser biológicos por forma a garantir uma boa qualidade do produto e a ausência de produtos químicos.

Boas escolhas alimentares, 

Nádia Brazão


2 comentários

  1. Olá Nádia,
    Excelente post. Concordo plenamente contigo. Sim aos sumos, mas não durante dias e dias. Parece-me uma medida extrema e desnecessária além de não ser nada prático passar o dia inteiro sumos.
    bjs

    ResponderEliminar

Ideias dietéticas ...

Back to Top