O "vício" da balança!

Hoje queira-vos falar das idas constantes à balança. 
Se por um lado tenho pacientes que "fogem" da balança, por outro tenho uns que gostam de ir diariamente e até várias vezes ao dia. 
A balança é sem dúvida um método importante de avaliação em consulta de nutrição. Mas pesagens constantes dão-nos valores valores diferentes e estes não representam apenas aumento ou perda de gordura corporal. 
Sofremos imensas flutuações de peso ao longo do dia! Podemos variar até 2% do nosso peso corporal, ou seja, para quem "pesa" 60Kg, pode ter uma variação de peso de + ou - 1,2 kg ao longo do dia.  
Justificações: ingestão de água e alimentos, edemas, flutuações hormonais ao longo do dia e do mês (principalmente nós mulheres), temperatura, ambiente, o exercício físico, as idas à casa de banho, o sono, etc, etc, etc.
E psicologicamente, ver estas flutuações pode ser contra-producente e mesmo desmotivador. 
Eu costumo pedir aos meus pacientes para só se pesarem comigo (uma vez por semana, no mesmo dia da semana e nas mesmas condições), e porquê?! Ora imaginem estes dois cenários: 

1) Se se for pesar durante a semana, e der menos peso na balança, pode sentir uma "falsa sensação de segurança", e inconscientemente procurar "mais qualquer coisinha para comer"; 
2) se se pesar, e a balança não for simpática, pode se sentir desmotivado, e inconscientemente  vai procurar "mais qualquer coisinha para comer"
Ou seja, quer um quer outro cenário, não vão funcionar! 

Então além do peso quais os outros melhores parâmetros para avaliar se está mais magro/a ou não (sem muita ciência): 
1 - As roupas estarem mais largas
2 - Os comentários dos colegas e familiares
3 - O espelho
4 - Sensação de bem estar (muito importante!)

Condições ideais para ir à balança em casa: 
1 - uma vez por semana 
2 - de preferência no mesmo dia da semana
3 - na mesma balança
4 - de manhã em jejum


Ah e não se esqueçam: Restrições alimentares muito grandes, de hidratos de carbono e/ou proteína e/ou gordura, podem induzir rápidas perdas de peso: 1, 2 ou até 3 kg numa semana. Mas isto é insustentável, e pode reduzir bastante o metabolismo (o que torna bastante mais difícil uma próxima tentativa de perda de peso). 
Cuidem-se, sejam críticos com quem vos acompanha ou com as vossas escolhas alimentares! 



Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top