#3 Dicas: Como escolher pão?


Pois é, o pão hoje em dia é um assunto sério! Já nada se compara ao pão de antigamente que:

a) era preparado com farinhas que se conhecia a origem (muitas vezes era de produção local)
b) ficava a fermentar por cerca de 24h (e não os 30 minutos que acontecem hoje em dia...se tanto)! Este processo de fermentação era muito importante para aumentar a digestibilidade do cereal.
c) conhecíamos verdadeiramente os ingredientes punhamos no pão.

O cenário hoje em dia é diferente... então vou vos dar umas dicas práticas:

#1 Evitem pão embalado, tipo de forma de supermercado.

Para mim é das piores opções, tudo o que dura muito tempo de prateleira implica que levou muitos ingredientes pouco saudáveis e nada interessantes para o nosso corpo.
Mas ... procurem sempre ler a lista de ingredientes: o primeiro é o que está em maior quantidade então procurem um que tenha farinhas integrais e sementes.
Aditivos alimentares: quanto menos melhor!
Fibra: melhor se for acima das 2,5 por porção.
Sempre sem gordura vegetal (e aqui boa sorte).
E que tenha pouco sal (menos que 150mg por porção)

#2 Na padaria, que perguntas devem fazer?!

1) Perguntem sempre que tipo de farinha leva o pão! Melhor escolherem farinhas integrais e pães que levem sementes ou frutos secos (estes ingredientes extra têm um efeito benéfico em baixar a glicemia do pão)
2) Como foi fermentado? Um pão com fermentação natural é sempre melhor que um pão de fermentação rápida.
3) No caso de pão sem glúten, perguntem outra vez, que tipo de farinha leva! Evitem a farinha de milho ou soja, principalmente porque se não for biológica o mais certo é ser geneticamente modificada.
4) Ah e não se esqueçam que é sempre melhor uma padaria com fabrico próprio... Os pães que vêm congelados, vêm com massas que mais dificilmente saberemos o que levam.

#3 Façam o pão em casa


E por fim, a melhor dica... façam o vosso pão em casa!! Com estes “aparelhometros” todos modernos de cozinha, conseguimos preparar rapidamente e com carinho um pão super gostoso e bem mais saudavel. Basta procurarmos as farinhas, fermentos e sementes biologicas de preferencia... e inventar nas receitas!

Vejam mais em receitas



Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top