#7 Alimentos a Evitar na Gravidez

Olá a todos!
Não tenho conseguido escrever no blogue, não sei se por falta de tempo, ou por falta de organização mental por tantas coisas que se estão a passar neste momento! Logo que consiga me organizar... volto a bloggar.

Mas por enquanto, vou dando aqui umas dicas para o grupo Mulher-Mãe do facebook, e hoje acerca dos alimentos a evitar durante a gravidez!

Há certos alimentos que podemos ingerir sem problema, mas que durante a gravidez apresentam um certo risco de infecção. Embora este risco possa ser pequeno (por exemplo, o risco é de 1:29000 de apanhar listeriose por comer queijos de pasta mole), é um risco real [... pensem no que aconteceu ao meu pai, há bem pouco tempo, e com um risco semelhante :( ] e os envenenamentos alimentares e os parasitas podem ter um impacto sério no desenvolvimento do bebé!

Então decidi fazer aqui um resumo dos cuidados mais importantes. Ora aqui vamos!

#1 Patés, queijos moles ou azuis 

Brie, Camembert, Stilton, Roquefort, o queijo de cabra ou de ovelha de pasta mole podem estar contaminados com listeriose, assim como os gelados com natas batizada e o leite não pasteurizado.

#2 Ovos crus e as aves

Podem conter salmonelas, por isso certifique-se que cozinha sempre bem este tipo de produtos. Evite comprar frango pré-cozinhado ou comer alimentos feitos com ovos crus, como a maionese fresca e a mousse de chocolate.

#3 Marisco cru e o sushi 

A não ser que sejam mesmo frescos, podem conter parasitas se não for corretamente preparado. Devido a elevados níveis de contaminação com mercúrio, é aconselhável que evite certos tipos de peixe, peixe-espada, espadim, e o atum de profundidade não mais que uma vez por semana.

#4 Batatas verdes ou a grelar

Contêm substâncias tóxicas como a solanina e a chaconina, relacionadas com a espinha bífida.

#5 Amendoins

Os amendoins podem contar aflotoxinas (bolor tóxico), garanta que são biológicos pois estes demonstraram ter menores quantidades.

#6 Lavar frutas e vegetais

É importante que sejam bem lavados para retirar quaisquer vestígios de terra e de bactérias.

#7 Cozinhe bem a carne 

No frigorifico mantenha a carne fresca separada dos alimentos cozinhados para evitar a contaminação cruzada. Certifique-se que lava bem as mãos e os utensílios após preparar a carne, e não use a mesma tábua de corte para o pão ou os vegetais. As carnes cruas, principalmente a de porco pode ser veiculo de transporte do toxoplasma.

Já tinham estes cuidados?!

;)




Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top