Nutrição vs Depressão

Alterações de humor, tristeza, irritabilidade, falta de capacidade de sentir prazer?! Estes são alguns dos sintomas de uma depressão. E consequentemente estes sintomas desencadeiam outras patologias, como por exemplo, o cancro. Este problema tem vindo a aumentar  muito na população, numa correlação inversa com a qualidade da alimentação e de estilo de vida. 

O stress é um grande consumidor de nutrientes!! 

Sabendo disto, é importante que as pessoas mais 'stressadas' devam consumir alimentos mais adequados, mais ricos em nutrientes [e normalmente acontece ao contrário: os indivíduos desinteressam-se pela qualidade nutricional do que comem, e escolhem 'comer-emoção', ou seja, alimentos nada interessantes... que por sua vez, enfraquecem bioquimicamente o nosso cérebro!]

Se se apresenta neste quadro, ou quer preveni-lo, deve: 


Evitar:

#1  Gordura trans e saturadas: estas libertam moléculas pro-inflamatorias que interferem no metabolismo dos neurotransmissores e reduzim os níveis de triptofano (importante para produzir serotonina --> o neurotransmissor do bem estar!)
#2 HC refinados: arroz branco, massa, bolachas, pão branco: como provocam uma hiperglicemia, aumentam a insulina, e ocorre uma rápida e abundante entrada de triptofano no cérebro [o que é bom, por breves momentos, daí a sensação de prazer momentâneo]... mas que depois leva a uma hipoglicemia. 

Consumir:

#1 - Alimentos ricos em triptofano: ovos, sementes, mariscos, peru, spirulina, etc. 
#2 - Aumentar a dose de proteína da dieta.
#3 - Vitaminas do complexo B: banana, leguminosas, cereais integrais, etc.
#4 - Gorduras mono e poli-insaturadas, ómega 3: são usadas para tratar a depressão e aumentar a concentração de serotonina, noradrenalina e dopamina no cérebro (moléculas do bom humor, alegria e prazer de viver): abacate, frutos secos, sementes, peixes gordos, azeite, etc. 

Quando o nosso corpo está menos inflamado, consegue responder mais rapidamente e com maior produtividade... traduzindo-se em menos stress!! 

E por aí, fazem uma dieta anti-stress? 





Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top