Dieta Low Carb na prática

  • Oláa!!
    Antes de falar do post em 'si' queria-vos contar uma coisa! Por uma questão de organização decidi publicar os posts da seguinte forma: 

    * Terças feiras: um artigo ou dicas acerca de nutrição, atualizado e útil! (aceito sempre sugestões)
    * Quinta feira: uma receita saudável para que possam experimenta-la no fim de semana! 

    Tentarei sempre colocar mais posts além destes, mas sem compromisso de 'agenda', apenas de acordo com a necessidade e relevancia do tema no seu dia-a-dia! Mais que estes torna-se complicado: o horário das consultas, palestras, preparação de workshops e tempo em família, são impeditivos de mais tempo atrás do PC! Mas estes estão prometidos!! ;) 

*** 

Mas hoje venho-vos esclarecer umas dúvidas sobre o que é a dieta 'Low Carb'! Existem muitos nomes para esta estratégia: Paleo, Cetogénica, Atkins, 3 Passos, Southbeach, Easyslim, Dukan, etc. etc. 

Na verdade, esta dieta designada 'Low Carb' não existe, porque não há ainda consenso na literatura. As pesquisas utilizaram de 5g a 130g de HC por dia, ou de 5% a 40% do valor calórico diário da dieta. (ou seja, com um intervalo muito grande de quantidades).

Por isso hoje vou-vos dar umas explicações daquilo que vejo diariamente na prática clinica (e que eu acredito!)


#1 A regra é escolher sempre boas fontes de hidratos de carbono! Preferir as que a natureza nos dá, e evitar as processadas: farinhas refinadas, açúcar, refrigerantes, enfim...! 

#2 Low Carb não é No Carb! Consiste apenas numa leve restrição de hidratos de carbono. Não é possível uma dieta saudável sem legumes, frutas de todos os tipos, tubérculos e leguminosas.. tudo fontes de bons HC. De facto existem pessoas intolerantes a algumas frutas e leguminosas (FODMAPS, sindromes do intestino irritável, etc.) mas é uma minoria de pessoas. 
Nós desenvolvemos o nosso microbioma, a expressão dos genes que codificam enzimas para a digestão para nos adaptarmos ao nosso ambiente! 

#3 Não significa um enfartamento de proteínas!! Não é a dieta da proteína, mas sim há um consumo mais elevado que a recomendação geral (com um máximo de 2,5g/Kg de peso/dia em períodos pontuais, e 1,5 a 2g/Kg/dia a longo prazo) .. e dando prioridade se possível a proteínas de origem Vegetal!! O excesso de proteínas não causa problemas renais, mas outros problemas sim: redução na esperança média de vida, cancro, além de não é sustentável para o nosso planeta! 

#4 Boas gorduras! É verdade que as gorduras não estão associadas ao risco de doenças cardiovasculares. Mas existem problemas mais sérios que advém do consumo excessivo de gorduras Trans e Saturadas: principalmente a alteração do nosso microbioma e inflamação. High fat sim!! Mas com boas gorduras: azeite, frutos secos, abacate, côco e óleo de côco! [Bacon artesanal e queijo curado sem químicos entram esporadicamente!]

#5 Low Carb é uma estratégia não é uma regra!! Faz-nos mesmo muito mal comer hidratos de carbono em excesso, principalmente quando também associado a excesso de calorias. Para a maior parte das pessoas, reduzir nos HC mostra ser uma boa estraEtégia para o emagrecimento, para a estratose hepática, diabetes e síndrome metabólica! Existem no entanto, pessoas geneticamente adaptadas aos HC, e mesmo com uma dieta com muitos HC saudáveis elas vão emagrecer (que ponha o dedo no ar quem conhece uma pessoa assim!!?)

Ahh mas não se esqueçam de uma coisa: 

A dieta ideal  é aquela que inclui alimentos saudáveis... pelo maior prazo de tempo possível!!!  Procure sempre um nutricionista para ajustes individuais! 

Espero que tenham gostado ;)



Nádia Brazão




Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top