O que é Lucuma?

Já ouviram falar de Lucuma (pauleira Lucuma)?
 Então aqui vai uma breve descrição: é um fruto de cor alaranjada no seu interior, muito pouco falado aqui por estes lados da Europa porque tem origem na America do Sul, mais propriamente do Peru. 
A primeira vez que ouvi falar em Lucuma, fiquei um pouco reticente, do tipo: "O pessoal do Marketing encontrou mais um superalimento" hehe... Então fui escarafunchar mais um pouco pela comunidade cientifica, e o que me pareceu, foi que: 1) existem poucos estudos, porque apenas recentemente tem sido estudado; e 2) que parece ter os seguintes benefícios
* Rico em Caroteno, um antioxidante que tem efeitos anti-aging, e é muito importante para a visão. 
* É doce. É um adoçante natural, de baixo índice glicémico. Esta condição faz com que seja utilizado como substituto dos açúcares nas receitas mais saudáveis.
* Rico em Ferro. Aumenta os níveis de energia, melhorando a oxigenação das células. Daí ser muito utilizado como energético. 
* Rico em Niacina (B3), que normalmente existe em carnes. Esta propriedade faz com que a Lucuma seja uma boa fonte de Niacina para vegetarianos e vegans. 
* Rico em Fibra. Ajudando no processo digestivo.

 São poucos os substitutos saudáveis do açúcar que vêm com tantas vantagens ... e penso que se deva a isto, a designação de super à lucuma. 

Como usar?
Adicionar nos sumos, na papinha do bebé, na bolos e bolachas, misturar no iogurte, no cha, no cafe, polvilhar nos cereais, no pudim de chia, fica óptimo com chocolate, nos gelados, nos leites...Enfim, ao gosto do freguês! 
Cerca de 15g de pó por dia. 
E então, ficaram com vontade de experimentar? Se sim, depois digam como correu! ;) 








Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top