Sou uma mulher do séc. XXI

Algumas vezes perguntam-me se só como comida biológica e se não tomo qualquer tipo de medicamento químico. Realmente este fim de semana pus-me a pensar um pouco, e se calhar é só essa a mensagem que passo "cá para fora". 
Mas não; costumo dizer aos meus pais, [com um certo aperto no coração...] que sou uma mulher do século XXI, sou uma mulher que sobrevive de substâncias preparadas em laboratório, (como sabem) tenho uma doença auto-imune da tiróide, e diariamente tomo medicação;  também já tive situações de emergência médica que precisei de cirurgia, medicação química e outros tratamentos (se assim não fosse, se calhar não teria sobrevivido).

De qualquer forma, tenho cerca de 90% (ou mais) dos meus armários em casa compostos de alimentos biológicos e de comércio justo, prefiro consumir animais criados ao ar livre e pescado de captura no mar...  E posso vos dizer que há mais de um ano não temos ben-u-ron nem brufen em casa, nem eu, nem o Pedro, nem o Zé temos precisado de o tomar. Mas, se houver necessidade vamos fazê-lo, a medicina convencional deve se cruzar com uma alimentação o mais natural possível... e é nisso que nós acreditamos!
Entre comer uma maçã biológica, e uma outra que pode levar até 50 compostos diferentes, prefiro a biológica; entre consumir alimentos processados, com nitratos, nitritos, sulfatos e sulfitos, prefiro ingerir um bife de uma vaca que viveu num pasto; entre dar um creme ou shampoo ao Zé cheio de parabenos e SLS's e mais químicos, ele usa shampoos, cremes e pasta de dentes orgânicos.  Estão a perceber a ideia?!...E para nós a simbiose só funciona assim! 

Da primeira vez que fui invadida por esta doença auto-imune da tiróide, levei dois anos a tratar (e cheguei a tomar 12 comprimidos químicos por dia). Este ano em Janeiro, a doença voltou (por razões de alterações hormonais provocadas muito provavelmente pelo stress)... e em 7 meses a doença entrou em remissão! Sabem o que fiz de diferente?! Procurei uma médica que me ouvisse, que me procurasse entender e que me acompanhasse na ideia de mudar a alimentação para a doença entrar em remissão mais cedo. Faço uma dieta isenta de químicos, sem glúten, com restrição de alguns alimentos específicos e dou mais ênfase a outros alimentos com efeitos mais terapêuticos para o meu caso em específico. Esta decisão foi tomada por nós as duas, eu e a minha médica, ela sabe e acompanha todos os passos. 
O meu processo clínico só me faz acreditar ainda mais que uma alimentação saudável pode se reflectir na minha maior protecção (mas .. sem fundamentalismo)! Querem uma dica,?! Se como eu precisam da medicina, procurem terapeutas que vos ouçam e estejam abertos às vossas dúvidas, medos, decisões e opiniões... mas por favor, dêem o vosso melhor para fazer boas escolhas alimentares. 






1 comentário

  1. Nem mais! Mesmo assim ainda são muitas as pessoas que fazem piadinhas com o facto de eu pagar mais por produtos bio. Vêm com aquela história do "hj em dia tudo faz mal, se for assim não como nada..bla bla bla" Enfim, já me habituei e tento sempre instruir de alguma forma as pessoas mas como sabes as pessoas cá na Madeira são muiito resistentes à mudança. Eu já fico feliz por hoje em dia já existirem vários sítios onde posso comprar produtos bio na ilha, incluindo o Plano D. bjinho

    ResponderEliminar

Ideias dietéticas ...

Back to Top