#4 Crónicas da Amamentação

5 Meses e quase meio de Pilar. 5 Meses e meio de AMAmentação!
Parece mentira! Logo eu que todos os dias - dos primeiros 2 meses - sonhava em desistir...
Primeiro estranha-se (dói, magoa, duvida-se, reclama-se...) depois entranha-se: passa a ser mágico... Mais que uma fonte de alimento (a melhor, por sinal), a amamentação é apego, é conforto, é amor, é carinho! E é mútuo!
O Pedro chega a ter ciúmes (não das 3 a 4 vezes que me levanto durante a noite...) mas da ligação que temos as duas!
Hoje queria muito ter-me 'esforçado' mais na amamentação do Zé Pedro. Não sei explicar, mas esta ligação o 'biberão' não me deu!!
Claro que tive outra experiência com ele: foi o meu primeiro bebé, com ele a paixão inicial foi mais arrebatadora!!
A experiência foi bastante boa, querem ver?!

#1 - Dormir! Zé Pedro dormia a noite todaaa ... todaaaa!! Das 20h às 7h/8h, e ainda dois sonos grandes durante o dia! Esta lapa nunca dormiu mais de 4 a 5 horas seguidas, e normalmente o sono grande é das 20h à meia noite - ou seja, na hora que eu NÃO estou a dormir!!

#2 - 'As voltas' ao supermercado são em tique-taque! Ela durante o dia mama de 2 em 2 horas - ou basicamente sempre que estou com ela !! O Zé Pedro sempre fez intervalos de 4 horas durante o dia!! Comia 4 biberões por dia (enormes) e não comia mais porque estava sempre a dormir! Dava para 'ir ao cinema'! ahaha  [Ela nem dá para chegar ao carro]

#3 - Ainda nos 'sonos': já percebo o que são 'sonos de pulga'! Fico 30 minutos a adormece-la, para que ela durma 10!!!

#4 - Ninguém (sem ser eu e agora a minha mãe - às vezes) a consegue pôr a dormir sem ser ao colo!! É literalmente um bebé de colo! E de preferência no colo da mãe [o que se reflete numa dor horrível na minha lombar, mais mães com dores lombares?!]

Enfim, são factores que associo à amamentação, mas podem não ter qualquer ligação! Podem ser só porque a Pilar é uma mulher, e é Leoa!!  Conheço pessoas que me dizem que têm bebés dorminhocos amamentados!! Não é o caso da minha!
Mas contento-me por ter um rapaz que dormia e ainda dorme muito bem! O meu desdentado!!

Ainda esta semana uma amiga disse-me que não gostava nada do tema 'amamentação' (disse até com palavras nada simpáticas)! Aliás, já me ameaçou que deixava de falar comigo se pusesse fotos minhas a amamentar! lolol - não o vou fazer!!
Por um lado compreendo: pensar em 'mamas de fora', na massada que dá, no 'massacre' inicial, no desconforto social! Não é fácil, eu que o diga!
Mas nós aprendemos a valorizar o que é mais importante! Amamentar em sitios públicos deixou de ser um bicho-de-7-cabeças! Vou para um sítio mais reservado, coloco uma fralda de pano por cima e .. amamento! Já tive pessoas que falavam comigo e nem se apercebiam que ela estava a comer! Quando estou com os amigos, também tem sido fácil... e mais fácil ainda porque o Pedro aceita bem, ajuda-me a 'agilizar o processo' e não faz confusão!
O Madeira shopping e o La Vie, por exemplo, têm um sofá 'especial-amamentação', bastante confortável e mostram ter bastante cuidado com a higiene do local!! (sim, porque não é nada giro amamentar com cheiro a fraldas sujas num WC).

Mas hoje, digo que é mágico, e digam o que disserem, sinto-me uma super-mãe!!

Como nota final, recomendo:
* A quem quer: que se esforce porque é inexplicável!
* A quem não sabe se quer: que tente na mesma, não custa tentar!
* A quem não quer mesmo: não vai deixar de ser boa mãe, sanidade mental acima de tudo!!!

Beijocasss!! :)


O Zé Pedro a fazer diabruras à mana


Aqui o Zé com 9 meses ... saudades! Gordinho como ela é! 


Ele quer dormir, ela não!!


A minha lapa-cor-de-rosa com ar de 'escandinava'





E esta não sou eu! É só para assustar a minha amiga!! haha 



2 comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top