Depois da intensidade que foi o MIUT o ano passado (podem ver tudo aqui), este ano tinha um 'chamamento' para voltar a acompanha-los! Só assim faz sentido... por mais que se planeie a alimentação, há tanta coisa que pode acontecer, que só em campo é que podemos ajudar.
É uma prova demasiado dura! Fisicamente é uma brutalidade, emocionalmente é muito intensa... e é impossível quem está à volta não se sentir 'invadido' por uma onda de solidariedade e apoio! E é isso que quem vai apoiar faz! Sente-se bem! Ajudamos os nossos e os outros!
Querem ver coisas giras que fiz:
* coisas normais, como, trocar hipotónicos das mochilas, encher bidões de eletrólitos, carregar geis, barras, e outros alimentos planeados;
* desenhar planos de alimentação in loco, para até ao final da prova;
* rezar, rezar muito para que depois das minhas indicações, chegassem 'bem' aos postos seguintes;
* uns truques de mágica: fraccionar HC dos alimentos que tinha à frente;
* resolver uns mal-estares;
* resolver uma diarreia;
* permitir beber 'coca-cola' [mas estar sempre a olhar para o copo, para ver se não exageravam na dose];
* sugerir outros alimentos que não os planeados ...
A grande diferença deste ano para o ano passado, foi o 'trabalho de equipa'! Uma equipa que nem se conhecia, nem sabia que ia ser uma equipa :)
Este ano, além do Pedro, partilhei a maior parte da prova com uma grande amiga minha, a Liliana Freitas. Que por sua vez era responsável pela equipa Galomar. Que por sua vez tinha um atleta meu, que tinha o seu irmão, que era enfermeiro... O Dino. Como que 'intuitivamente' juntamo-nos os quatro, e fomos dando apoio a todos os que iam aparecendo e precisando!
Coisas giras que vi fazerem:
A Liliana:
* Em conversa:
Liliana: "NÁDIA, diz-me o que ele (um atleta dela que se estava a sentir mal) precisa de comer até ao final da prova!!!"
Eu: "Deixa-me ver o que ele tem na mala!" [Olhei para a mala... e voltei a 'fechar' a mala]
Eu: "Lili, ele não tem nada de 'jeito'!!"
Liliana: "Diz-me o que queres que eu arranjo!!!"
Eu: "A sério?! Está bem!" [Desenhei o plano, numa folha de rascunho que arranquei da minha bolsa]
... 1 segundo depois, a Lili agarra no telefone e diz a alguém:
"(...) Arranja-me frango... e enquanto esperas 'raspas beterraba'... preciso disso tudo no pico do areeiro!"
Digam lá, quem tem a Liliana na equipa tem tudo! Incansável! Que sorte a minha tê-la do meu lado!! [e quando eu não estava ao lado dela ... ela ligava-me 50 vezes haha]
Sugiro à equipa do Galomar que para o ano arranje uma capa de super-herói a esta Lili!! :D
O Dino:
* Socorrismos fantásticos de enfermeiro! O Dino estava em todo o lado, para o que qualquer um precisasse, sempre com uma mão a massajar, a outra no 'spray anti-dor'! O conforto de todos os que saiam do pé dele, era visível! Sem dúvida, foi um membro imprescindível! E uma pessoa excelente, que gostamos muito de conhecer!
[Este post já vai longo.. e há tanta coisa, tão importante, que ainda quero dizer !!! Então vou fraccionar o post, em alguns hehe ]
Eu disse que o Dino estava sempre com o spray na mão!
Aquele momento em que transmitimos segurança, mas lá dentro estamos a 'rezar' para que corra tudo bem!! haha Obrigada Nuno !
Mais um momento de pânico! :D haha
Sem comentários
Ideias dietéticas ...