#6 Dicas para um dia-a-dia mais calmo

8 Meses desta #lapacorderosa

Que coisa boa! É tão arrebatador ser mãe ou pai! Que coisa mais indescritível!!
Sim, eu tenho muito sonoooo ... e sinto por vezes falta de 'tudo'!!
De relaxar, de passear, de cozinhar, de estar com os amigos... saio a correr para o trabalho, trabalho imenso, e volto a correr para casa, para dar banhos a correr, jantares a correr, e pô-los rápido a dormir! Porque tenho de preparar o dia seguinte, fazer alguns planos alimentares, preparar umas aulas, preparar mochilas num instantinho... porque rapidamente ela está quase a acordar para uma das (2 a 3) refeições noturnas (ou colos noturnos, porque nem sempre é fome)!
Depois de manhã é tudo super rápido, porque ainda tenho de tomar banho, preparar rápido o pequeno-almoço, e ir a correr rápido deixar o Zé na escola, para ir rápido para o trabalho!
Cruzesss ... que coisa!!

Hoje em dia nós somos quase todos 'acumuladores de funções'! Mulher, mãe, trabalhadora, cozinheira, dona de casa, professora, gestora... montes de tarefas!!
Este ritmo frenético pode vir a ter complicações no nosso metabolismo! Muitas associadas ao sistema nervoso, vejam aqui neste post.

Tal como eu, conheço muitos pacientes que também passam pelo mesmo. Ao longo destes 10 anos de atendimento, aprendi com os meus pacientes e com a prática, que existem mini-dicas que nos podem ajudar, e muito, a abrandar o ritmo no dia-a-dia:

#1 Multitasking has to stop! 

A sério, devemos parar de comer o jantar ao mesmo tempo que falamos com duas ou três pessoas no facebook, e partilhamos uma foto no instagram. Devemos fazer uma coisa de cada vez, e apreciar, o momento! Estar ocupados não é sinónimo de produtividade...  o melhor é 'hierarquizar' o dia, e fazer uma coisa de cada vez!

#2 Uns minutinhos com calma

Se começo a consulta às 9h, tento sair 20 minutos mais cedo de casa. Gosto de sentir que vou com calma e que faço um 'bom dia' pela cidade a pé.
Ir com calma, dá-nos tempo para respirar, organizar ideias e se alguma coisa surgir entretanto... evitamos entrar em pânico! A velocidade com que nos deslocamos afeta a maneira como nos sentimos!

#3 Um hobby 'lento'

Pintar, escrever, ler um livro, aprender qualquer coisa nova, fazer yoga ou meditação, estes são alguns dos exemplos, que nos podem 'obrigar' a abrandar o ritmo. Qual o vosso?

#4 Desligar a 'tecnologia'

Procurem remover notificações de todas as aplicações como facebook, instagram, gmail. Quando estão no vosso tempo, tirem o som do telemóvel. Notificações constantes interrompem-nos os pensamentos e as tarefas, atrasando a nossa rotina e distraindo-nos do que se passa 'à nossa volta'.

#5 Fale menos dos 'problemas'

Combinar com amigos para conversar, rir, relativizar. De preferência, numa esplanada ao sol! Quanto menos falamos dos problemas, menos eles têm importância, menos tempo nos sentimos stressados. Converse sobre eles apenas com quem o pode ajudar, ou com quem deseja, mesmo!

#6 Respirar

Pare e respire! Vai ver que ficará mais feliz e mais saudável! Eu costumo fazer 'respirações' profundas, sempre que me levanto, quando me deito... e durante o dia quando sinto que estou a 'descontrolar'! Parar e respirar! Tão terapêutico...

É tão bom, e faz-nos tão bem reduzir o ritmo! Eu estou de férias, e sem dúvida que vou abrandar o meu ritmo!
Boa semana de Páscoa para todos :)


Não dá sempre para estar com calma, e com os nossos, mas quando dá ... é isso que eu faço :D

Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top