Aveia: engorda ou emagrece?

Quem é que se lembra de comer papas de aveia na infância?! Aquela receita tão tradicional, de aveia com leite, canela e açúcar! A minha mãe dava-me quando queria que eu tivesse energia (ou ficasse mais gorda haha)
Entretanto, com o passar do tempo, estas papas foram 'desaparecendo' do dia-a-dia! Digamos que, parece-me (uma vez que não fiz nenhum estudo cientifico à volta do tema) que as papas de aveia foram substituídas por outras, tais como: cerelac's, nestun's, estrelitas, chocapic's ... etc. etc.
E de repente, há cerca de uns 3 para 4 anos a aveia 'renasce das cinzas'! E com uma grande pinta!!

Muitas vezes incluímos alimentos no nosso dia-a-dia, porque estão na moda, e nem sabemos muito bem porquê!! Então hoje quis vos explicar um pouco mais sobre este cereal.

Uma das grandes vantagens da aveia, deve-se à presença de beta-glucano, um tipo de fibra solúvel com vários benefícios, tais como:

* aumento da saciedade (por isso ser boa para um pequeno-almoço ou um pré-treino)
* acção hipocolesterolemica (boa para quem tem 'problemas de colesterol')
* aumenta a concentração de ácidos gordos de cadeia curta (AGCC). Compostos que previnem o cancro do cólon e ajudam a regularizar o nosso trânsito intestinal.
* fonte de triptofano, de vitamina B6 e magnésio, percursores da serotonina (neurotransmissor responsável pelo bem-estar e bom humor)

E como podemos consumir a aveia ? 

Papas de aveia, panquecas de aveia, aveia com fruta, com iogurte, em batidos, panquecas, em pães, bolachas, etc. etc.
Só a aveia podia ser protagonista de um único workshop, não acham?! [quem sabe...]

Flocos, farelo ou farinha? 

O farelo de aveia tem maior concentração de beta-glucano, em seguido os flocos e por fim a farinha.

Tem ou não tem glúten? 

Na sua forma natural não contém glúten. Mas por contaminação ambiental, grande parte da aveia pode conter. Se for celíaco ou intolerante ao glúten prefira as opções que referenciem 'sem glúten'.

E que quantidade? 

Alguns estudos mostram que cerca de 20g de aveia na sua forma natural (cerca de 2 colheres de sopa), têm um efeito preventivo na redução do aparecimento de doenças cardiovasculares!
Mas as necessidades podem variar, o ideal é falar com o seu nutricionista :)

E já têm a resposta à pergunta do título?

Claro, é óptima! Mas depende da doseee (como em quase tudo)

:) *






Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top