#1 Então... e o que podemos comer afinal??

Como podem imaginar, muitas dúvidas batem-me à porta todos os dias: no consultório, no facebook, no instagram! Este é o meu dia-a-dia... a informação é muita, mas a informação pertinente e fundamentada deve ser bem estudada! Mas...  Vivemos a era de um certo 'terrorismo nutricional'.

Ora vejam se me entendem...

Hidratos de carbono, engordam! Mas se eu cortar os HC, obviamente vou ter de consumir muita proteína e gordura ...

Mas:

O excesso de proteínas parece reduzir a esperança média de vida, contribui para uma alteração na flora intestinal (chamada disbiose intestinal), parece aumentar o risco de cálculos renais e eliminir algum cálcio do nosso organismo.

O excesso de gordura, principalmente saturada e/ou hidrogenada, parece aumentar a permeabilidade intestinal, provocando inflamação (ativação de factores inflamatórios), sobrecarga ao fígado, e resistência à insulina!

E ainda:

O glúten 'faz mal', a água tem xenobióticos (assim como a maquilhagem e os desodorizantes), as frutas têm pesticidas e herbicidas, têm frutose também e o excesso de frutose engorda e aumenta a gordura no fígado ...
Ah, já para não falar dos solos estão que estão 'desnutridos', então é preciso suplementar a nossa dieta!

Os produtos industrializados, ui, esses nem pensar!! Estão cheios de veneno!

O açúcar, outro para esquecer, tem elevada carga glicémica, inflama e reduz a esperança média de vida!

O leite, é outro 'veneno' cheio de hormonas (e pode conter formol). O iogurte probiótico parece não ser assim tão interessante, porque os lactobacillus 'morrem' na prateleira do supermercado.

O omega 3 é fundamental suplementar, porque não consumimos peixe suficiente, ahh... e já agora falando no peixe: está cheio de metais pesados!

A carne vermelha está associada à diminuição da esperança média de vida e de cancro no cólon... Mas bom bom, era deixar de comer carnes, pela pegada verde!
Mas aí os vegetarianos teriam de comer mais feijões... ah mas os feijões chegaram há 10.000 anos (só) e agora devemos fazer uma alimentação paleolitica!!

Bem... o ideal seria fazer JEJUM! É isso, o jejum é que faz bem ... mas, o jejum vai dar fome... e vou começar a comer tudo o que está escrito acima!!

Continuam confusos... muito disto é verdade; e o que parece é que não é fácil sermos 'humanos' e termos de apenas comer 'comida'!!

(No proximo post... vou vos dar uma sugestão)




Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top