Hoje falamos da nossa microbiota, trocando por miúdos: das bactérias que vivem no nosso intestino!
O intestino é o maior órgão endócrino. Tem cerca de 10x mais bactérias e 100x mais material genético que o total de células do nosso organismo! Hoje em dia existem fortes evidências que comprovam que o intestino tem uma função hormonal e que é responsável pelo nosso comportamento alimentar. Ou seja, compreender o intestino, leva a uma melhor compreensão da obesidade e de outras patologias muito comuns.
Mas hoje vou falar em disbiose:
O que é?
A disbiose é o desequilíbrio desta microbiota, que leva a uma desregulação da nossa 'mucosa intestinal'!
Na disbiose ocorre o aumento da permeabilidade do intestino, ou seja, ele 'não filtra' tão bem o que ingerimos (quer seja a nível nutricional, quer de toxinas, ou de bactérias).
Devido a esta alteração na permeabilidade pode ocorrer a endotoxemia, ou seja, a absorção excessiva de um composto designado de endotoxina, que é produzido pelas bactérias do intestino; mas uma vez que o intestino 'não filtra' bem, elas passam para o metabolismo, aumentando assim a probabilidade de inflamação crónica, e o aparecimento de doenças auto-imunes!!
Imagem daqui
E o que causa disbiose?
O trânsito intestinal lento, stress, alimentos incorretos, consumo de álcool, desidratação, más digestões, o pH do intestino, o nosso estado imunológico, a idade, o uso de anti-inflamatórios e de antibioticos, etc. etc.
Então o que podemos fazer para cuidar do nosso intestino?!
#1 Consuma mais quantidade de legumes e verduras
#2 Evite adoçantes artificiais incluindo sucralose e aspartame: pastilhas elásticas, gelatinas zero, iogurtes liquidos magros, produtos zero, etc.
#3 Consuma prébioticos como: alho, cebola, repolho, cogumelos, amido resistente (por exemplo da biomassa de banana verde)
#4 Consuma próbióticos. Escolha suplementos com pelo menos 3 estirpes.
#5 Consuma fontes de polifenóis como: cacau, mirtilo e chá verde.
#6 Evite fastfood, excesso de glúten e alimentos industrializados. Consumo alimentos de verdade: batata doce, leguminosas, frutas, legumes. A batata doce é optima para a microbiota.
#7 Consuma sementes de abóbora. São uma boa fonte de magnésio e tem acção anti-parasitária!
#8 Use temperos como: oregãos e alecrim, são antifúngicas e antiparasitárias.
#9 Consulte um nutricionista para ajustes nutricionais individuais e possível exclusão de alimentos que podem causar alergias ou intolerâncias.
#10 E persista, e não desista de um estilo de vida saudável. Este é um trabalho constante :)
E aí, como é que está o seu???
E aí, como é que está o seu???
Sem comentários
Ideias dietéticas ...