#8 Atrapalhos

Quando 'a coisa não vai!' Quando queremos emagrecer, ou apenas ser mais saudáveis, mas não conseguimos fazer 'as coisas certas'.
Mostro-vos aqui um resumo de alguns 'bloqueios' que costumo trabalhar em consulta.

Ora, vamos lá:

😫  Dificuldade em planear as refeições!!! "Ninguém faz omoletes, sem ovos", é muito importante, planear e antecipar as refeições, as compras, os ingredientes! É muito importante visualizar o dia, ou mesmo a semana alimentar! Porque não planear ao domingo, a semana?!

😬  "A ponchinha, ou o vinhinho". Esta é a mais difícil, mesmo! Por vezes a consulta mais parece uma terapia  para "AA" (com todo o respeito), do tipo: "Como correu esta semana? Bebeu?"; "Esta semana consegui não beber" 😂 [ Diverti-mo-nos imenso em consulta também ] Muitos perguntam-me: "Qual a bebida que engorda menos?!"... Isto não existe!! Se o paciente for saudável, não tem problema nenhum beber um copo de vinho de quando em vez. Mas se acham que não 'aguentam' um copo de vinho, mais vale nem começar. *

🙌 Os OUTROS! Marido, mulher, amigos! Muitas vezes digo aos meus pacientes, que têm de ser eles os influenciadores, e não se deixarem influenciar. Muitas vezes somos alvos de crítica... mas com o tempo os nossos amigos habituam-se e até aderem e respeitam. 

😶 A hora do lobo! Para uns finais de tarde, para outros finais de dia. O objetivo é saciar melhor durante o dia, com mais hidratos e mais proteina, para evitar estes episódios. 'Melhor antecipar, que atacar' 😂

😵  Muitos eventos sociais. Já sei que não vamos encontrar nada saudável numa festa de crianças... convém antecipar, e lanchar antes!

😩  Fome de doces!!! Experimentem chocolate 70%, depois do almoço. 

😴 Níveis elevados de ansiedade. Este tem imensas causas: alimentação muito restritiva, trabalhos desgastastes psicologicamente, relações mal resolvidas. Aqui temos várias estratégias, também para as várias causas. Costumo recomendar: exercício, mais proteína na alimentação, chás relaxantes, probioticos, etc. 

👜 O preço dos saudáveis! Procurar sempre produto regional e de época. Alimentos biológicos, de qualidade, peixe de mar, galinhas do campo, suplementos de qualidade, enfim... há coisas que cá em casa, não prescindimos. Ao paciente recomendo focar mais  orçamento familiar, com vista na saúde!! Como conversamos na conferência de parentalidade (a que o Raminhos também foi 😄): Por vezes gastamos dinheiro em 'sapatilhas de marca', telemóveis topo de gama... e no entanto, reclamos o preço da comida, que é o combustivel para as celulas todas do nosso corpo!!  É uma questão de fazer boas escolhas - aos poucos!

👊 Contrariar a inércia e o sedentarismo!!! Vamos fazer exercício ... fundamental. Sem desculpas! Já chega, bora!! 

E claro, com jogo-de-cintura-corta-aqui-mete-ali todos chegamos lá: à saúde!! 

Espero que tenham gostado, e que vos tenha ajudado... 

E vocês reveêm-se com algum destes pontos?! 




Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top