Esta foi uma pergunta que fiz hoje no meu instastories. As respostas foram bastante engraçadas, querem ver?! Apareceram alimentos como:
- batatas-fritas
- chocolate
- bolas de Berlim
- pão
- gelados
- cachorros quentes
- enchidos
- francesinhas
- cerveja
- pizza
- bolos e bolachas
- enchidos
- macarrão guisado
PS * Para mim seriam provavelmente os queijosss (de todos os tipos) e as pipocas-lusomundo e o macarrão com galinha da minha mãe hehe
É óbvio que eu não consigo fazer 'magia' e transformá-los em saudáveis, para que possamos comê-los em abundância e que estes nunca nos inflamem as artérias!! hehehe Mas, será que são assim tão 'demoníacos?!'
Sou da altura em que passava horas na cozinha com a minha mãe a fazer sobremesas (os meus pais foram cozinheiros) e eu e o meu irmão babávamos pela taça de 'restos' e por lamber a colher de pau... das coberturas de chocolate! Será que não éramos saudáveis?
Como nutricionista, é claro que sou 100% a favor da substituição de alguns ingredientes nocivos por outros mais saudáveis, na redução do açúcar, na mudança da farinha, etc., etc. Mas o que vejo diariamente: quando abro o facebook ou instagram, é 'cansativo': imensas 'panquecas proteicas'; brigadeiros fit; barras de chocolate fit, gelatinas zero, iogurtes de 'sei-lá-o-quê'! What?!
Será que precisamos mesmo de substituir a nossa alimentação por coisas doces que nos fazem mal, só por terem menos calorias?!... que são doces pelos adoçantes químicos e tantos ingredientes duvidosos que vêm em pacotes ou embalagens que nem sabemos donde?! Digo-vos que a probabilidade de adoecermos ou engordarmos é muito superior para quem ingere este tipo de produtos/receitas ... do que quem consegue equilibrar as suas escolhas alimentares, com alimentos saudáveis e verdadeiros!
É mais saudável quem tem o PODER DE ESCOLHER a quantidade e o timming da 'asneira'. O veneno nunca deixou de estar na dose!!
Digo sempre aos meus pacientes: façam asneiras boas, que vos dêem prazer.
Nós não temos de eliminar alimentos da nossa vida, temos é de aprender a comê-los ... e isto é o que dá mais trabalho! Aprender requer Paciência, persistência e mudança de comportamento. É gradual, mas é possível... vejo isto acontecer TODOS OS DIAS, em pessoas que 'não acreditavam'!!
Então amigos... vamos todos procurar o nosso 'equilibrio' nutricional e emocional! É possível ;)
l
l
Pensei um bocado sobre esta questão, mas depois cheguei à conclusão que tudo o que me lembrava de "não saudável", já tinha encontrado uma versão (mais) saudável, por isso não respondi. :) Aquelas que não tenho versão saudável, simplesmente já não me fazem falta. Não leio rótulos para contar calorias mas sim para saber o que estou a comer e encontrar o menos processado possível. Gosto muito, muito de inventar coisas novas com os ingredientes certos.
ResponderEliminar