Transformar o 'não saudável' em 'saudável'?

Se pudessem transformar um alimento 'não saudável' em 'saudável', qual seria?

Esta foi uma pergunta que fiz hoje no meu instastories. As respostas foram bastante engraçadas, querem ver?! Apareceram alimentos como: 

- batatas-fritas 
- chocolate
- bolas de Berlim 
- pão 
- gelados 
- cachorros quentes
- enchidos
- francesinhas
- cerveja
- pizza
- bolos e bolachas
- enchidos
- macarrão guisado

PS * Para mim seriam provavelmente os queijosss (de todos os tipos) e as pipocas-lusomundo e o macarrão com galinha da minha mãe hehe 

É óbvio que eu não consigo fazer 'magia' e transformá-los em saudáveis, para que possamos comê-los em abundância e que estes nunca nos inflamem as artérias!! hehehe Mas, será que são assim tão 'demoníacos?!' 

Sou da altura em que passava horas na cozinha com a minha mãe a fazer sobremesas (os meus pais foram cozinheiros) e eu e o meu irmão babávamos pela taça de 'restos' e por lamber a colher de pau... das coberturas de chocolate! Será que não éramos saudáveis?

Como nutricionista, é claro que sou 100% a favor da substituição de alguns ingredientes nocivos por outros mais saudáveis, na redução do açúcar, na mudança da farinha, etc., etc. Mas o que vejo diariamente: quando abro o facebook ou instagram, é 'cansativo': imensas 'panquecas proteicas'; brigadeiros fit; barras de chocolate fit, gelatinas zero, iogurtes de 'sei-lá-o-quê'! What?! 

Será que precisamos mesmo de substituir a nossa alimentação por coisas doces que nos fazem mal, só por terem menos calorias?!... que são doces pelos adoçantes químicos e tantos ingredientes duvidosos que vêm em pacotes ou embalagens que nem sabemos donde?! Digo-vos que a probabilidade de adoecermos ou engordarmos é muito superior para quem ingere este tipo de produtos/receitas ... do que quem consegue equilibrar as suas escolhas alimentares, com alimentos saudáveis e verdadeiros! 

É mais saudável quem tem o PODER DE ESCOLHER a quantidade e o timming da 'asneira'. O veneno nunca deixou de estar na dose!! 


Digo sempre aos meus pacientes: façam asneiras boas, que vos dêem prazer. 

Nós não temos de eliminar alimentos da nossa vida, temos é de aprender a comê-los ... e isto é o que dá mais trabalho! Aprender requer Paciência, persistência e mudança de comportamento. É gradual, mas é possível... vejo isto acontecer TODOS OS DIAS, em pessoas que 'não acreditavam'!! 

Então amigos... vamos todos procurar o nosso 'equilibrio' nutricional e emocional! É possível ;)







1 comentário

  1. Pensei um bocado sobre esta questão, mas depois cheguei à conclusão que tudo o que me lembrava de "não saudável", já tinha encontrado uma versão (mais) saudável, por isso não respondi. :) Aquelas que não tenho versão saudável, simplesmente já não me fazem falta. Não leio rótulos para contar calorias mas sim para saber o que estou a comer e encontrar o menos processado possível. Gosto muito, muito de inventar coisas novas com os ingredientes certos.

    ResponderEliminar

Ideias dietéticas ...

Back to Top