#2 - Nutrição na Celulite

E continuando o post:

Como posso através da nutrição melhorar o aspeto ou evitar a celulite?

1 - Evitar HC refinados, Gorduras Trans e Saturadas: todos os tipos de açúcar, pães brancos, massas, carnes gordas, frituras, margarinas, bolachas e biscoitos preparados com farinha refinada e/ou gorduras hidrogenadas. Enfim, não é novidade, mas a verdade, verdadinha é que parece que esta é mesmo a solução. Experimentem retirar completamente (digo completamente) este tipo de alimentos durante um mês, e testem a vossa celulite! ;)
2 - Introduzir gorduras com acção anti-inflamatória: azeite extra-virgem, óleo de côco e óleo de linhaça (ou sementes de linhaça moída) fazem bastante diferença. Também é importante evitar margarinas e outros óleos vegetais hidrogenados.
3 - Aumentar o total de fibra da dieta (aumentam a eliminação de toxinas do organismo).
4 - Evitar bebidas alcoólicas: aumentam a retenção de líquidos e o input de calorias vazias na dieta.
5 - Ingerir MUITAAAA ÁGUAAA, chás, águas aromatizadas... 1,5l no mínimo por dia.

E agora alguns alimentos-chave: 
6 - Algas: são fonte de iodo, equilibram a tiróide e consequentemente evitam flutuações hormonais (atenção a quem tem hipertiroidismo) 
7 - Arroz integral: contém fibras, vitaminas do complexo B e minerais (magnésio e cromio), favorecendo a digestão do açúcar e funcionamento do intestino.
8 - Aveia: rica em silício ajuda a reorganizar as fibras de sustentação da pele e previne a formação de "furinhos".
9 - Castanha-do-pará: por ser rica em selénio, um importante antioxidante contra o envelhecimento celular (na dose máxima de 2 por dia). 
10 - Vegetais de folha verde-escura: fonte de clorofila, melhoram a circulação e desintoxicam o organismo.
11 - Frutos vermelhos: mirtilos, framboesas, amoras, dispensam apresentações, são ricos em antioxidantes e têm acção benéfica na parede das artérias.
12 - Maçãs: são fonte de petinha, uma fibra que ajuda a neutralizar toxinas e importante para o trânsito intestinal. Podem fazer puré de maçã ou utilizar vinagre de maçã. 

E em suplementação:
13 - Centelha asiática: pode ser tomada em chá ou em suplemento, e é dos poucos suplementos eficazes contra este problema. Melhora a circulação e evita a acumulação de toxinas nas regiões periféricas principalmente nas pernas. Previne a inflamação característica da celulite. E ao que parece, estimula a produção de proteínas estruturais como o colagénio, aqui tão importante.



Sumo Anti-Celulite
1 beterraba pequena crua (ou cenoura)
1 colher de sopa de salsa 
1 folha de couve 
½ maçã 
1 mão cheia de frutos vermelhos
150 ml de água filtrada
Bater tudo no liquidificador e tomar ao pequeno-almoço. Além de energético é rico em betacaroteno (bom para a pele). É diurético e ajuda na circulação sanguínea.

[Resumindo...é muito importante termos uma alimentação correta e saudável, com baixa carga glicémica e pobre em xenobióticos. Para mais informação e um plano mais adaptado procure um profissional de saúde nutricionista ou dietista]




Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top