#6 Vinagretes Funcionais para Saladas de Verão

Chegou a época das saladas fresquinhas com cheirinho a Verão... mas por vezes fartamo-nos de serem "sempre a mesma coisa".
Então hoje trago-vos 6 ideias de vinagretes super fáceis que darão um toque "tchanannn" às saladas. Em todos tentei utilizar alimentos funcionais, ou seja, que alimentos que têm uma função específica e benéfica no nosso metabolismo.

Elas preparam-se todas da mesma forma, e as doses são para cerca de 4 pessoas.

1º  Misturar bem os ingredientes líquidos para uma boa emulsão.
2º  Adicionar os ingredientes secos ao líquido anterior (ervas, sementes, frutos secos).

Não se esqueçam de escolher sempre ingredientes de qualidade, frescos e de preferência biológicos. Este truque faz toda a diferença em nutrição.

____

E agora em termos nutricionais, percebam um pouco mais de alguns dos ingredientes funcionais que utilizo nas receitas:

- Curcuma: é o açafrão da terra, e o seu composto ativo é a curcumina. Tem propriedades anti-inflamatórias bem estudadas e a sua biodisponibilidade aumenta significativamente na presença de piperina (pimenta do reino). É uma das especiarias que devíamos utilizar diariamente, sem receio, na medida de cerca de uma colher de chá por dia.

- Mostarda: é da família das brássicas tal como os brócolos, as couves de bruxelas e o repolho. Além de ser bastante rica em vitaminas e minerais é fonte de antioxidantes flavonóides, indóis e sulforafanos ... entre outros que têm efeitos comprovados na inibição do crescimento de células cancerígenas.

- Vinagre de Maçã: este aqui dispensa apresentações. Contém ácidos málico e tartárico que possuem acções anti-sépticas e antibióticas. Parece ter efeitos na saciedade e efeitos termogénicos daí estar por vezes associado ao emagrecimento.

- Cominhos: Mais recentemente tem vindo a ser estudado na prevenção do cancro. Contém cálcio, vitaminas B1 e 2 daí ajudarem na desintoxicação hepática.  Bem típica da culinária Portuguesa e em termos nutricionais com estas e mais vantagens.







Este post teve o apoio da Mercearia Dietética do Plano D

Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top