3 Dicas: Desarranjos intestinais nas férias

Aproximando-se a época das férias, lembrei-me de deixar aqui umas dicas que muitas vezes falo em consulta. Não de como "não engordar", deixo isso para outro post. Mas de quais os cuidados a ter com a nossa saúde, nomeadamente com o trânsito intestinal.

[Na verdade, lembrei-me deste post porque há uns 3 anos a minha mãe foi com um grupo de amigos à Índia, e no último dia de viagem fizeram todos a asneira de beber um sumo de romã num bar. Nunca imaginaram que o sumo de romã pudesse levar água da torneira... conclusão: diarreia grave, desidratação e muitos dias de recuperação]

Ponha o dedo no ar quem nunca sofreu alterações gastro-intestinais nas férias! Ou mesmo uma intoxicação alimentar!?

Aqui  ficam algumas dicas:


1. Escolher BEM o que comer e beber

Nas zonas onde não confiamos na água da torneira convém bebermos apenas água engarrafada (e devemos usá-la até para lavar os dentes).
Não nos devemos esquecer dos alimentos que podem conter água da torneira, ou de outros contaminados como: gelo, sumos naturais, saladas cruas, proteínas mal cozinhadas. Não esquecendo que só devemos escolher fruta se descascada por nós.

Os sintomas de intoxicação alimentar são: diarreia, vómitos, febre e dores no corpo. E o tratamento passa pela re-hidratação e antibioterapia, e em casos mais graves uma ida ao hospital para levar soro.

2. Desarranjos intestinais 

Por vezes queremos experimentar as comidas típicas da zona: com diferentes temperos e formas de cozinhar, e cheias de gordura e açúcares.
A nossa flora intestinal não está habituada a tanta "novidade", pelo que devemos ir introduzindo pequenas quantidades destes alimentos novos, e pouco num dia (como se tivéssemos a fazer uma introdução alimentar). Se anteciparmos e levarmos na mala alguns snacks já habituais, o nosso intestino não irá sofrer tanto. E aqui também é importante beber bastante água.

3. Prevenir, prevenir, prevenir. 

Se forem para sitios mais distantes e de maior risco como a Índia, a África Intertropical e a América Central por exemplo, convém que façam a consulta do viajante.
* Se não, devem ter sempre na mala um próbiotico (quanto maior o número de estirpes de bactérias melhor) para restaurar a flora intestinal, e devem toma-lo diariamente.
É melhor opção fazer por prevenção um probiótico do que optar por laxantes em caso de obstipação ou anti-diarreicos para diarreias.

* Se costumam ficar com distensão abdominal e muitos gases tenham em SOS um suplemento de carvão vegetal ativado.









Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top