O que é diferente desta para a primeira gravidez?

Esta segunda gravidez fez-me andar cinco anos para trás no tempo. Tem sido um reviver, um reviver de emoções, de sintomas, de dúvidas ... que tive há 5 anos.
Mas senti que aprendi a:

Relativizar...

* Só depois do 6º a 7º mês é que comecei a achar importante começar a arranjar as roupas, o quarto e toda a logística que implica a chegada de um bebé.
* A gravidez passa mais rápido, mas ao mesmo tempo parece que nunca mais acaba! Até porque quando chego a casa, já tenho um filho com que me “entreter”.
* Todos os pormenores corporais passam mais ao lado: náuseas, dores nas costas, azia, sonolência, cansaço, irritabilidade! Existem na mesma, mas estamos mais preparadas.
* Ainda no corpo, não me chateio tanto com estrias (até porque já as tenho), varizes, recuperação do peso e do volume da barriga no pós-parto ... até porque sei que “volta”, com alguma dedicação, persistência e paciência... volta !
* Já não acredito que será um mar de rosas (como acreditava na do gravidez do Zé).
* Acho que vou aproveitar muito mais o bebé, até porque vou querer ser uma mãe mais relaxada. Passo ‘horas’ a planear mentalmente pormenores do mês-a-mês dela (como por exemplo, sonho com a ordem da introdução dos alimentos ..que é só por volta dos 4 a 6 meses), mas o melhor é que não tenho medo de falhar nestes meus planos.

A não relativizar...

* Se achava que ia ser tudo muito mais simples, nem tudo tem sido mais simples. Questiono-me se continuarei a ser a mesma mãe para o Zé?! Ou se vou ter tempo suficiente para ela como tive para ele?! Ou será que vou conseguir dispender o mesmo tempo a ambos, sem prevalências?! ou será que nada disso será importante?
Enfim... respostas que só terei ‘depois’.
* Não me mete medo: perder noites, mudar fraldas, a recuperação e as dores do pós-parto... Masssss as doenças iniciais do bebé: vírus, bactérias... os acidentes com ‘direito a passeios’ ao hospital! Bahh
* O tempo!!! Se já era preciso muita ginástica para organizar a semana, penso que o primeiro ano vai requerer muito mais esforço da minha parte para conseguir ter a persistência necessária e me forçar a ter tempo livre, por exemplo, para continuar a ir ao ginásio!

Que ainda me engano...

* Ao contrário do que eu estava à espera, senti-me cansada muito mais cedo. Penso que a) porque tenho quase mais 6 anos em cima ahah; b) não tenho parado-quieta, porque como achava que ia conseguir trabalhar até ao fim “na boa” trabalhei e dei o meu melhor, como se não tivesse grávida. É verdade que gravidez não é doença... mas também não é um estado normal!!
Hoje às quase 36 semanas sinto-me muito melhor fisicamente que há um ou dois meses atrás. Foi preciso um ultimato médico... mas realmente senti que foi uma boa decisão abrandar o ritmo!

E que estou cheia de vontade de...
De conhecê-la. De ver se é mesmo parecida ao irmão. De abraçá-la e de mimá-la!

E vocês... passaram pelo mesmo!?
Mais simples ou mais difícil?!
Aceito dicas *





1 comentário

Ideias dietéticas ...

Back to Top