#5 dicas: Quais as bolachas?




Bom dia! Vá, já todos sabemos que as 'bolachas' não são escolhas propriamente saudáveis para os nossos pequeninos (nem para nós), principalmente no que toca à escolha entre corredores 'suicidas' de açúcares, gorduras trans e outros ingredientes com nomes muito desconhecidos que se formos procurar com alguma atenção, facilmente encontramos não é!?

Mas a verdade é que dão jeito e estão em todo o lado! E que os nossos filhotes invariavelmente vão comer na escola (ou porque faz parte da ementa escolar, ou porque vão querer a dos amigos). Vão comer!! 
A inspiração deste post foi mesmo a pressão de ter de escolher umas 'bolachinhas' para a Pilar comer no lanchinho da escola. Até então ainda não tinha comido bolachas (a não ser as que às vezes faço para ela)... então tive de escolher. 

Então aqui vão algumas dicas: 

👉 #1  Escolham sempre bolachas com poucos ingredientes. 
👉 #2  Fujam das que dizem 'sem açúcares' ou light; os adoçantes artificiais podem ser pior opção que os açúcares. 
👉 #3 Prefiram de origem biológica. Menos químicos, melhores para o planeta, e por norma com melhores ingredientes. 
👉 #4 Evitem comprar sempre bolachas de trigo. Procurem de aveia, espelta, kamut, milho, arroz, ou de mistura entre elas. 
👉 #5 Não cedam às tentações, se não conseguem controlar, não levem os filhotes ao supermercado!! Eles na verdade não precisam de bolachas só porque têm a carinha dos 'minion'! São giras, mas é só isso.

[☝ Não se esqueçam que as melhores bolachas são as que fazemos em casa com os ingredientes certos 👌 ]

Bem, vamos lá dar um nome às coisas 'boas': 

As seguintes já foram todas testadas e aprovadas cá em casa!  

Vamos ao que é regional? Ora bem, bolacha-maria não é saudável, é um facto! Mas 'há maria e Maria', e se for para ser Maria que seja esta da Fabrica Santo António. As bolachas são simples, e mesmo tendo algum açúcar, contêm poucos ingredientes. Na versão simples ou integral (melhor). 


 

As primeiras três são da mesma 'marca'. É uma marca italiana e chama-se Finestra Sul Scielo, eles não usam trigo 'comum', e adoçam apenas com xarope de arroz ou malte, não usam açúcar, leite nem ovos, e são 100% Bio. Gosto muito da marca. Têm uma gama enorme de produtos (podem ver no site original), mas estes foram os que já testei e gostei. 

As últimas são uns biscoitos de espelta muito famosos cá em casa, são adoçados com açúcar mascavado e erva doce (os preferidos do Zé). 



E agora outra versão mais simples e conhecida, as 'mais recentes' Marinheiras. Também sem açúcar adicionado, e com algumas versões mais simples e saudáveis que outras (olho sempre no rótulo). 



Quem não conhece os famosos 'esferovites'?! Tenho pacientes que adoram, outros que não gostam nada!
As bolachas de arroz, milho, quinoa, espelta.. hoje em dia já existemm imensas (até com camadas de chocolate e creme de iogurte - não, não são bons!! haha). São opções simples, com poucos ingredientes, e crocantes. [chamada de atenção para o Bio se for de milho]



E por fim deixo ainda esta outra opção, aqui sem glúten, tostinhas simples que podem 'substituir' bolachas. Sabem a côco, ou figos, ou castanhas, existem várias. São muito semelhantes às anteriores do ponto de vista nutricional. 






Notas sobre este post: 

👉  Não é minha intenção fomentar o consumo de bolachas, mas sou um bocadinho 'anti-terrorismo' nutricional...  sempre preferir saudável, no mínimo na proporção: 80/20
👉  Podia ter escolhido outras, se tiverem dúvidas acerca de alguma podem enviar-me mensagem que dou a minha opinião! 
👉 É importante variar, mas variar dentro do saudável! 


Espero que tenham gostado * 




Sem comentários

Ideias dietéticas ...

Back to Top